FÓRUM ENSINO

NOVA FCSH, Auditório B3
27 de Setembro, 10h

ENTRADA LIVRE

  • COORDENAÇÃO: INÊS THOMAS ALMEIDA EM PARCERIA COM INET–md / NOVA FCSH

    Espaço de encontro e diálogo entre representantes pedagógicos, docentes e estudantes das escolas de música do país. O debate propõe uma reflexão crítica sobre os desafios e caminhos para integrar de forma consistente e representativa as compositoras nos programas pedagógicos do ensino da música.

  • Inês Thomas Almeida

    Inês Thomas Almeida é musicóloga, doutorada em musicologia histórica e investigadora no Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Entre janeiro e maio de 2025, foi Professora Visitante FLAD/Saab na University of Massachusetts Lowell, nos Estados Unidos. A sua investigação centra-se na música do século XVIII, relatos de viagem, mulheres na música, romanceiro antigo e redes culturais transnacionais. Actualmente, trabalha no seu projecto de investigação FEMUS 18 – Female Music Practice in 18th-Century Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia para 2024–2030. É criadora e docente do curso Mulheres Compositoras: História da Composição no Feminino desde a Idade Média até ao Século XXI , que lecciona desde 2021 em vários formatos na NOVA FCSH, e professora convidada no Doutoramento em Estudos de Género da NOVA FCSH /ISCSP-UL/NOVA School of Law. É Co-Coordenadora da Linha Temática de Investigação de Estudos de Mulheres, Género e Sexualidade (INET-md) e Coordenadora de Comunicação Científica da Ação COST Print Culture and Public Spheres in Central Europe (1500–1800), financiada por fundos europeus e que engloba mais de uma centena de investigadores de 30 países. Tem sido convidada a dar palestras ns universidades de Harvard, Yale, Brown, Madrid e Viena, entre outras. Mantém uma presença ativa como disseminadora musical na Fundação Calouste Gulbenkian e no Teatro Nacional de São Carlos. As suas publicações incluem o livro Vamos Correr Riscos: Textos Escolhidos de Madalena de Azeredo Perdigão (Fundação Calouste Gulbenkian e Edições-Tinta-da-China, 2023), co- editado com Rui Vieira Nery, e artigos em revistas científicas especializadas, sendo exemplos Imaginary Soundscapes: The Sounds of Portuguese Music as Captured by German Travellers at the End of the Ancien Régime (Brepols, 2024) e Proximidades: Compositores Portugueses e o III Reich (Iberoromania, 2019).