Hildegard von Bingen, Élisabeth Jacquet de La Guerre, Fanny Mendelssohn, Florence Price e Andreia Pinto Correia são algumas das mais de 30 mulheres compositoras que o CRIVO dá a ouvir, entre 18 de Setembro e 2 de Outubro, em Lisboa.

Na sua primeira edição, o CRIVO — Festival Mulheres Compositoras celebra a música composta por mulheres, da Idade Média ao presente, em concertos comentados com a curadoria da musicóloga Inês Thomas Almeida; na estreia nacional do filme ‘Fanny: The Other Mendelssohn’ (2023), de Sheila Hayman; na conferência “As mulheres compositoras. Processos de exclusão e de resistência”, por Rui Vieira Nery e no Fórum Ensino, uma conversa sobre as mulheres compositoras nos programas pedagógicos do ensino da música.

A programação do CRIVO tem lugar nas Carpintarias de São Lázaro, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Nacional de História Natural e da Ciência, NOVA FCSH e Goethe-Institut.

O CRIVO — Festival Mulheres Compositoras mostra obras ímpares da História da Música Clássica criadas ao longo dos séculos por mulheres de países como Portugal, França, Itália, Alemanha e Estados Unidos da América, entre muitos outros. Homenageando o trabalho destas compositoras, o CRIVO dá a ouvir uma versão mais matizada e completa da História da Música.

Direcção
Luísa Correia da Silva

Produção
CONTRÁRIA Associação Cultural

Curadoria Musical
Inês Thomas Almeida

Design
Mané Peixoto, Benedita Pinto Gonçalves

Comunicação
Helena Marteleira, CULTA

Produção executiva
Beatriz Anjos

Registo Fotográfico
Diana Tinoco

Registo Vídeo
Adriana Romero

apoios

Financiamento: República Portuguesa / DGARTES, Caixa Cultura / Caixa Geral de Depósitos, Câmara Municipal de Lisboa, FLAD Fundação Luso-Americana Para o Desenvolvimento.

Acolhimento & Produção: Fundação Calouste Gulbenkian; Universidade de Lisboa; Museu Nacional de História Natural e da Ciência; Carpintarias S. Lázaro; INET-md; NOVA FCSH; Goethe-Institut.

Comunicação: Antena2; Câmara Municipal de Lisboa.